Centro de Inteligência

Área utilizada para o compartilhamento de apresentações, artigos, textos e sugestões de livros relacionadas com boas práticas relacionadas com Gestão de Projetos, Processo de Inovação, Registro e Compartilhamento de Conhecimentos, Excelência em Gestão de Pessoas, Capital Intelectual e Ações que busquem o Desenvolvimento Sustentável a partir do desenvolvimento de atividades éticas, de menor custo, maior retorno e melhor Qualidade.

Para um bom emprego, vamos investir em relacionamento.

A busca por emprego sempre demanda uma série de atividades e preocupações que tendem a nos trazer alguns custos.

Saber planejar as ações mais relevantes e necessárias que possam viabilizar a aquisição de uma nova oportunidade no mercado de trabalho é um desafio que todos nós temos que enfrentar, mais cedo ou mais tarde.

Uma das formas convencionais para isso costuma ser os anúncios presentes em jornais e alguns sites de agência de emprego. Grande parte deles é gratuita, e por tal motivo, atraem uma grande quantidade de interessados. Em contra partida, justamente por este fato a concorrência tende a ser muito maior e o que pode tornar o sucesso, algo tão difícil como contar com o sorteio de seu bilhete em uma dessas loterias.

O problema, no entanto, não está concentrado no fato de serem gratuitos, uma vez que também existem um grande número de agências de emprego e até mesmo de sites que chegam a cobrar algumas taxas. Infelizmente muitas delas também falham em seu grande, e talvez único, objetivo de encontrar uma oportunidade no mercado de trabalho aos seus clientes.

Enfim, o grande meio a ser considerado como eficiente neste intuito passa a ser a indicação vinda através de amigos e colegas. Além de servir, digamos, como aval junto aqueles que necessitam de um novo colaborador, não demanda qualquer custo financeiro, bem como permite a instituição de uma rede informal de troca de experiências e oportunidades entre todos aqueles que se propõem a compartilhar dela.

Diante disso, é salutar observarmos o quando pode ser mais relevante investirmos em relacionamentos em vez de buscar outros meios custosos e menos eficientes, sempre que temos em nosso planejamento a busca por novas oportunidades em nossa vida profissional.