Área de Conhecimento

Nesta secção há o compartilhamento de artigos, textos, opiniões e ideias sobre assuntos que envolvem a nossa sociedade como um todo de forma a permitir o desenvolvimento de uma opinião crítica principalmente sobre situações que envolvem o nosso dia a dia, não apenas como pessoas, em nossas relações mais próximas, bem como aquelas interações profissionais.

Fidelidade é tudo

Fidelidade é a mais importante obrigação de um vassalo. É mais importante do que destinar parte da produção para o suserano, nominalmente o dono do meio de produção. O sistema feudal com essa característica se desenvolveu na Europa medieval e... Continue lendo.

Avance Sempre

Na vida as coisas, às vezes, andam muito devagar. Mas é importante não parar. Mesmo um pequeno avanço na direção certa já é um progresso, e qualquer um pode fazer um pequeno progresso. Se... Continue lendo.

Conto de Natal

Autoria:  Rubem Braga (a partir do site: www.releituras.com)   Sem dizer uma palavra, o homem deixou a estrada andou alguns metros no pasto e se deteve um instante diante da cerca de arame farpado. A mulher seguiu-o sem compreender, puxando pela mão... Continue lendo.

A morte misteriosa do Planejamento

Quando Planejamento, sua esposa Urgência e sua filha Pressa se mudaram para o Residencial Marketshare, parecia que seriam “felizes para sempre”. A nova família foi muito bem recebida por condôminos e funcionários. Entretanto, o tempo tratou de ir trazendo a dura... Continue lendo.

O Escorpião e o Sapo

 Um belo dia, alguém coloca fogo na floresta. Os animais em polvorosa começam a fugir. Nadando e voando, cruzam o rio, buscando segurança. O escorpião se desespera. Não tem asas nem sabe nadar. Pior, ninguém está disposto a ajudá-lo. Sua fama o precede...   O sapo,... Continue lendo.

A Estátua

 Vivia, uma vez, entre os montes, um homem que possuía uma estátua feita por um antigo mestre. Ficava à sua porta, virada para baixo, e ele não se preocupava com ela. Um dia, passou pela casa um homem da cidade, um... Continue lendo.

A Demissão da Formiga Desmotivada

O gerente marimbondo estranhou a formiga trabalhar sem supervisão. Se ela era produtiva sem supervisão, seria ainda ais se fosse supervisionada. E colocou uma barata, que preparava belíssimos relatórios e tinha muita experiência, como supervisora. A primeira preocupação da barata foi... Continue lendo.

As Duas Moscas

Certa vez duas moscas caíram num copo de leite. A primeira era forte e valente, e logo ao cair nadou até a borda do copo para tentar sair, mas como a superfície era muito lisa e suas asas estavam molhadas,... Continue lendo.

A arte de viver juntos

 Conta uma lenda dos índios Sioux que, certa vez, Touro Bravo e Nuvem Azul chegaram de mãos dadas à tenda do velho feiticeiro da tribo e pediram: – Nós nos amamos e vamos nos casar. Mas nos amamos tanto... Continue lendo.

A folha de papel amassada

(Autoria Desconhecida)     Na maioria das vezes, depois de um desses incidentes, sentia-me envergonhado e me esforçava por consolar a quem tinha magoado. Um dia, meu professor me viu pedindo desculpas, depois de uma explosão de raiva, e entregou-me uma folha de papel... Continue lendo.

A Verdade e a Parábola

Um dia, a Verdade decidiu visitar os homens, sem roupas e sem adornos, tão nua como seu próprio nome. E todos que a viam lhe viravam as costas de vergonha ou de medo, e ninguém lhe dava as boas-vindas. Assim, a Verdade... Continue lendo.

O executivo e o pescador

Um executivo americano, no ancoradouro de uma aldeia da costa mexicana, observou um pequeno barco de pesca que atracava naquele momento, trazendo um único pescador. No barco, vários grandes atuns de barbatana amarela. O americano deu parabéns ao pescador pela... Continue lendo.

Paz Perfeita

 Certa vez um rei teve de escolher entre duas pinturas, qual mais representava a paz perfeita. A primeira era um lago muito tranquilo, este lago era um espelho perfeito onde se reflectiam algumas plácidas montanhas que o rodeavam, sobre elas... Continue lendo.

Crônicas de um galinheiro

Era uma vez um galinheiro: As galinhas, em seu ministério. Ao final de cada ovo, sofridamente botado, cacarejavam em um misto de alívio e orgulho. Os pintinhos, pintando e bordando, esperando sua vez para entrarem na cadeia produtiva, como é esperado da... Continue lendo.

Chefia e Liderança

Dois funcionários e o chefe de uma empresa saem para almoçar e na rua encontram uma antiga lâmpada a óleo. Eles esfregam a lâmpada e de dentro dela sai um gênio. O gênio diz: - Eu só posso conceder três desejos, então, concederei... Continue lendo.

Por que as pessoas sofrem?

     — Vó, por que as pessoas sofrem?      — Como é, minha neta?      — Por que as pessoas grandes vivem bravas, irritadas, sempre preocupadas com alguma coisa?      — Bem, minha filha, muitas vezes porque elas foram... Continue lendo.

Gestão por Resultado

Em uma cidade do interior, viviam duas mulheres que tinham o mesmo nome: Flávia. Uma era freira e a outra, taxista. Quis o destino que morressem no mesmo dia. Quando chegaram ao céu, São Pedro esperava-as. - O teu nome? - Flávia - A freira? -... Continue lendo.

Parábola do Cachorrinho

O dono de uma loja estava colocando um anúncio na porta: "Cachorrinhos à venda". Esse tipo de anúncio sempre atrai as crianças, e logo um menininho apareceu na loja perguntando:  - Qual é o preço dos cachorrinhos? O dono respondeu: -... Continue lendo.

A Arte do Silêncio

 Certa vez, um homem tanto falou que seu vizinho era ladrão, que o vizinho acabou sendo preso. Algum tempo depois, descobriram que era inocente. O rapaz foi solto e, após muito sofrimento e humilhação, processou o vizinho. No tribunal, o vizinho disse ao... Continue lendo.

Um Par de Sapato Interessante!

Um estudante universitário saiu um dia a dar um passeio com um professor, a quem os alunos consideravam seu amigo devido à sua bondade para os que seguiam as suas instruções. Enquanto caminhavam, viram no seu caminho um par de sapatos... Continue lendo.

Por que as pessoas sofrem?

- Vó, por que as pessoas sofrem? - Como é, minha neta? - Por que as pessoas grandes vivem bravas, irritadas, sempre preocupadas com alguma coisa? - Bem, minha filha, muitas vezes porque elas foram ensinadas a viver assim. -Vó... -Oi... - Como é que as... Continue lendo.

Só Assuma Novas Responsabilidades se Estiver Preparado

Conta uma antiga fábula que um camundongo vivia angustiado com medo do gato. Então um mágico teve pena dele e o transformou em um gato. Mas como ele ficou com medo do cão, o mágico o transformou em uma pantera.... Continue lendo.

Julgamentos Precipitados

Havia numa aldeia um velho muito pobre, mas até reis o invejavam, pois ele tinha um lindo cavalo branco... Reis ofereciam quantias fabulosas pelo cavalo, mas o homem dizia: -Este cavalo não é um cavalo para mim, é uma pessoa. E como... Continue lendo.

Uma Ponte Especial

Certa vez um homem tinha que fazer uma viagem, transportando uma grande cruz que se arrastava pelo chão. No meio do caminho ele já se sentia desanimado, pois estava muito difícil transportá-la. Foi então que teve uma ideia: arranjou um serrote, cortou... Continue lendo.

Um Problema de Divulgação

Era uma vez uma fazenda na qual as galinhas construíram impérios econômicos a partir da venda dos ovos que punham. Certo dia, uma galinha ficou sabendo que suas amigas, as patas, estavam passando por graves dificuldades financeiras. Intrigada, ela chamou... Continue lendo.

Os Pregos e a Paciência

Havia um garotinho quem tinha mau gênio. Seu pai lhe deu um saco cheio de pregos e lhe disse que cada vez que perdesse a paciência batesse um prego na cerca dos fundos de casa. No primeiro dia, o garoto havia... Continue lendo.

Sua Empresa Também é Assim?

Um bebê foi encontrado, ao amanhecer, na porta de uma empresa. Ao tomar conhecimento do fato, o diretor emitiu a seguinte comunicação interna:   De: Diretoria Para: Gerente de Recursos Humanos   Acusamos o recebimento de um recém-nascido, de origem desconhecida. Formar uma comissão interna... Continue lendo.

Minha parte não fará falta

Havia um pequeno vilarejo que se dedicava à produção de vinho. Uma vez por ano, acontecia uma grande festa para comemorar o sucesso da colheita. A tradição exigia que, nessa festa, cada morador do vilarejo trouxesse uma garrafa do seu... Continue lendo.

Dando exemplo para os filhos

Certo velho trabalhou a vida inteira. Ao se aposentar, comprou uma fazenda, para que o filho a administrasse, e resolveu passar o resto de seus dias na varanda da casa principal. O filho trabalhou durante três anos. Então, começou a ficar... Continue lendo.

Você é bom em tomar decisões?

Um grupo de crianças brinca próximo a duas  vias férreas, uma das vias ainda está em uso e a outra está desativada. Apenas  uma criança brinca na via desativada, as outras na via em operação. O trem está  vindo e... Continue lendo.

A Lição do Jardineiro

Um dia, o executivo de uma grande empresa contratou, pelo telefone, um jardineiro autônomo para fazer a manutenção do seu jardim. Chegando em casa, o executivo viu que estava contratando um garoto de apenas 15 ou 16 anos de idade.... Continue lendo.

O Cavalo e o Poço

Um fazendeiro, que lutava com muitas dificuldades, possuía alguns cavalos para ajudar nos trabalhos em sua pequena fazenda. Um dia, seu capataz trouxe-lhe a notícia de que um dos cavalos havia caído num velho poço abandonado. O poço era muito... Continue lendo.

Acima de Tudo...

Você certamente já leu ou ouviu, algum dia, a notícia de roubo, incêndio, naufrágio ou explosão de algum bem móvel ou imóvel que pertencia a alguém, não é mesmo? No entanto, ninguém jamais ouviu ou leu uma manchete com os dizeres:... Continue lendo.

O que faz um funcionário mentir

Esta é a história de um funcionário que teve a prestação de contas rejeitadas pelo chefe. Ao retornar de viagem, o funcionário fez sua prestação de contas e nela incluiu o valor de R$ 8,00 referente a um guarda-chuva que havia... Continue lendo.

Lágrimas da Lua

O Sol queria se casar com a Lua. Poder não podia. Casando era o fim do mundo-Sol queimando a Terra e Lua inundando tudo com suas águas  A Lua apagaria o Sol e o Sol faria evaporar a água. Pensaram. E... Continue lendo.

Deficiências x Desafios

No futebol americano, há um momento em que o jogador tem de dar um chute na bola. No circuito universitário havia, há alguns aos, um rapaz que era o recordista do chute. Ninguém chutava tão forte quanto ele. O importante nessa história... Continue lendo.

A Formiguinha Feliz...

Todos os dias, bem cedinho, a Formiga produtiva e feliz chegava ao escritório. Ali transcorria os seus dias, trabalhando e cantarolando uma velha canção de amor. Era produtiva e feliz, mas não era supervisionada. O Marimbondo, gerente geral, considerou o fato impossível e... Continue lendo.

Adubo em Excesso

Um mestre encarregou seu discípulo de cuidar do campo de arroz. No primeiro ano, o discípulo vigiava para que nunca faltasse a água necessária. O arroz cresceu forte, e a colheita foi boa. No segundo ano, ele teve a idéia de acrescentar... Continue lendo.

Morre a Lenda

Um rato, olhando pelo buraco na parede, vê o fazendeiro e sua esposa abrindo um pacote. Pensou logo no tipo de comida que poderia haver ali. Ao descobrir que era uma ratoeira ficou aterrorizado. Correu ao pátio da fazenda advertindo a todos: "-... Continue lendo.

Suspeita

Um lenhador de quem tinha desaparecido um machado suspeitou que o filho do vizinho o tivesse roubado. Ele observou a maneira de andar do jovem - exatamente como a de um ladrão! Ele observou as expressões do jovem - idênticas... Continue lendo.

A Catadora de Vidro

Uma família de 5 pessoas passava o dia na praia. As crianças tomavam banho de mar e faziam castelos de areia, quando, ao longe, uma velhinha surgiu. O cabelo grisalho e as roupas sujas e esfarrapadas esvoaçavam ao vento. Não... Continue lendo.

Meu Pai é o Piloto

Era uma vez um homem que fazia uma viagem de avião. E, nessa viagem, ele conheceu um menino. O homem observou o menino sozinho na sala de espera do aeroporto aguardando seu vôo. Quando o embarque começou, ele foi colocado na frente da... Continue lendo.

Quando a responsabilidade é dividida, ninguém responde por nada

Era uma vez quatro pessoas que se chamavam TODO MUNDO, ALGUÉM, QUALQUER UM e NINGUÉM. Havia um importante trabalho a ser feito e TODO MUNDO acreditava que ALGUÉM é que iria executá-lo.   QUALQUER UM poderia fazê-lo, mas NINGUÉM o fez. ALGUÉM... Continue lendo.

As Pessoas que não Ouvem

Você deve conhecer uma ou mais delas. São aquelas pessoas com quem você está conversando e – de repente – você percebe que elas não estão te ouvindo. Sim, porque na primeira vírgula, na primeira pausa, ela entra em outro... Continue lendo.

Uma Ponte Especial

Certa vez um homem tinha que fazer uma viagem, transportando uma grande cruz que se arrastava pelo chão. No meio do caminho ele já se sentia desanimado, pois estava muito difícil transportá-la. Foi então que teve uma idéia: arranjou um serrote, cortou... Continue lendo.

Ponha um Tubarão no seu Tanque

Os japoneses sempre adoraram peixe fresco. Porém as águas perto do Japão não produzem muitos peixes há décadas. Assim, para alimentar a sua população, os japoneses aumentaram o tamanho dos navios pesqueiros e começaram a pescar mais longe do que nunca.... Continue lendo.

Atitudes que fazem a Diferença

Havia uma fazenda onde os trabalhadores viviam tristes e isolados. Os trabalhadores estendiam suas roupas surradas no varal e alimentavam seus magros cães com o pouco que sobrava das refeições. Todos que viviam ali trabalhavam na roça do Sinhozinho,... Continue lendo.

Somente de Passagem

Consta-se que no século passado, um turista americano foi a cidade do Cairo, no Egito, com o objetivo de visitar um famoso sábio. O turista ficou surpreso ao ver que o sábio morava num quartinho muito simples e cheio... Continue lendo.

Jabuticabas

Um senhor de idade avançada estava cuidando da planta com todo o carinho, quando uma jovem aproximou-se dele e perguntou: - Que planta é esta que o senhor está cuidando? - É uma jabuticabeira - respondeu o senhor. -... Continue lendo.

A Lição do Jardineiro

Um dia, o executivo de uma grande empresa contratou, pelo telefone, um jardineiro autônomo para fazer a manutenção do seu jardim. Chegando em casa, o executivo viu que estava contratando um garoto de apenas 15 ou 16 anos... Continue lendo.

O Fiel Desonesto

Certo dia, afligido por problemas pessoais, um homem prometeu solenemente que, se  eles fossem solucionados, venderia sua casa e doaria o produto da venda aos pobres. A ocasião de cumprir a promessa, finalmente, chegou. Como, porém, não desejava mais se desfazer... Continue lendo.

A Vida é Simples

Sherlock Holmes e Dr. Watson vão acampar... Montam a barraca e, depois de uma boa refeição e uma garrafa de vinho, deitam-se para dormir.   Algumas horas depois, Holmes acorda e cutuca seu fiel amigo:   - Meu caro Watson, olhe para cima e... Continue lendo.

Toalha de Mesa

Um novo pastor, recentemente formado, e sua esposa, que foram encarregados de reabrir uma igreja no bairro de Brooklyn, NY, chegaram no início de outubro, entusiasmados com a oportunidade. Quando viram a igreja, observaram que havia muitos estragos e um... Continue lendo.

Mundo Globalizado

Um rato estava na cozinha de uma casa, tranquilamente, saboreando queijos e doces. De repente aparece um gato. Foi aquela correria. Até que o rato conseguisse se esconder num armário. Passados alguns minutos, o rato ouviu latidos... Continue lendo.

Faça o que eu faço

Uma mãe levou o filho até Mahatma Gandhi e implorou-lhe: - Por favor, Mahatma, diga a meu filho para não comer mais açúcar... Depois de uma pausa, Gandhi pediu à mãe: - Traga seu filho de volta daqui a duas semanas. Duas semanas depois,... Continue lendo.

A Última Viagem de Táxi!

por Don Rico Houve um tempo em que eu ganhava a vida como motorista de táxi. Os passageiros embarcavam totalmente anônimos. E, às vezes, me contavam episódios de suas vidas, suas alegrias e suas tristezas... Encontrei pessoas que me surpreenderam. Mas, NENHUMA... Continue lendo.

Nós somente ouvimos o que queremos ouvir

Um padre de uma cidadezinha do interior estava notando que o vinho de sua sacristia estava sendo roubado e o ladrão não levava, consumia o vinho. Como o sacristão havia chegado meio bêbado à igreja, o padre desconfiou dele e o... Continue lendo.

A Menina e o Ateu

Uma menina estava na frente de sua casa em posição de oração. Um homem que passava na frente, parou e perguntou: - O que está fazendo garota? - Estou rezando para que Deus mande um anjo para nos ajudar, pois a minha... Continue lendo.

A Rã e o Boi

Quatro rãs muito bonitinhas, uma mãe rãzona e três filhas rãzinhas, viram um boi pela primeira vez na vida. O boi, sozinho, puxava arado conduzido por um lavrador. As três rãzinhas quase morreram de admiração. Que animalzão! Que fortão! Que... Continue lendo.

Os Dois Escaravelhos

Um touro pastava em uma pequena ilha, e dois escaravelhos ali viviam de seu esterco. Chegado o inverno um deles disse que pretendia mudar-se para o continente, para que o outro, ficando sozinho, tivesse alimento suficiente. Disse ainda que, se... Continue lendo.

A vespa e a cobra

Uma vespa tinha pousado na cabeça de uma cobra, e a atormentava picando-a sempre com um ferrão. A cobra, louca de dor e não tendo como revidar a seu inimigo, pôs sua cabeça sob a roda de um carro... Continue lendo.

O Equilíbrio entre o Trabalho e o Descanso

Um arqueiro caminhava pelas redondezas de um mosteiro quando viu alguns monges no jardim bebendo e se divertindo. Não se contendo, o arqueiro disse aos monges: - Como vocês são cínicos! Dizem que a disciplina é importante e ficam... Continue lendo.

Lenda Árabe

Diz uma linda lenda árabe que dois amigos viajavam pelo deserto e em um determinado ponto da viagem, discutiram. Um deles, ofendido, sem nada a dizer, escreveu na AREIA: HOJE, MEU MELHOR AMIGO ME BATEU NO ROSTO. Seguiram e chegaram a... Continue lendo.