Área de Conhecimento

Nesta secção há o compartilhamento de artigos, textos, opiniões e ideias sobre assuntos que envolvem a nossa sociedade como um todo de forma a permitir o desenvolvimento de uma opinião crítica principalmente sobre situações que envolvem o nosso dia a dia, não apenas como pessoas, em nossas relações mais próximas, bem como aquelas interações profissionais.

O que a Gestão do Conhecimento pode realmente fazer por uma empresa

Durante a reunião de acionistas de uma grande organização brasileira, após tomar ciência sobre resultados negativos, pelo terceiro mês consecutivo, em boa parte dos projetos em desenvolvimento, um dos participantes, após dar um leve soco na... Continue lendo.

Mulheres não precisam seguir qualquer roteiro não traçado por elas

Seria apenas mais um almoço de negócios durante um celebrado congresso sobre inovação realizado algumas semanas atrás. Estrategicamente posicionado na agenda, entre as diversas palestras ministradas por grandes nomes relacionados ao tema, aquele era um importante... Continue lendo.

Otimizar recursos! A busca pela eficiência contra a eficácia.

Os tempos de vacas nem tão gordas tende a ser também aqueles mais oportunos. As previsíveis reduções de receita, bem como da rentabilidade de tantas atividades, costumam ser os principais... Continue lendo.

Minha primeira morte

Dia 1° de junho de 1987. Estava com meu pai no Hotel Eldorado da Rua São Luiz, no centro da cidade de São Paulo. ... Continue lendo.

Excelência aos Clientes, cases na Igreja Católica

Ainda que dentro de um estado laico, aquele considerado oficialmente imparcial em relação as questões religiosas, o fato de, historicamente, o catolicismo estar muito presente junto a grande maioria... Continue lendo.

O Calcanhar de Aquiles dos Processos Seletivos na Era do Conhecimento

Ainda que estejamos na chamada ‘Sociedade do Conhecimento’, algo previsto por Peter Drucker ainda nos primórdios dos anos 1970, segundo o qual a valorização profissional se faz presente por conta da competência apresentada, entendida como... Continue lendo.

Gestão fill in the blanks de Projetos

Segundo um amigo de outros tempos, Roberto de Araújo Lima, um dos maiores especialistas de administração de contrato do país, qualquer cláusula de um contrato tem que ter a... Continue lendo.

110 anos de meu avô Felipe

Russas (CE), 16 de abril de 1907. Em um pequeno casebre às margens do rio Jaguaribe ainda... Continue lendo.

Sim, dá para impor cultura ética nas organizações

Eram idos de 1997, quando fui chamado para uma entrevista de emprego em uma grande empresa. Pelo fato daquela organização ser muito tradicional, tratei de me vestir de acordo... Continue lendo.

O caso Microvlar, o escândalo das carnes e os valores corporativos

 Empresa farmacêutica alemã fundada em 1851, a Shering chegou ao Brasil em 1923. A unidade instalada na cidade do Rio de Janeiro foi uma das primeiras subsidiárias fora... Continue lendo.

A Budega São Benedito e a Excelência aos Clientes

“A forma como tratamos nossos clientes, diz muito sobre o que... Continue lendo.

Coach e Uber, as profissões do momento

 Era próximo das 17:00 de uma terça-feira, dia do meu rodízio, e após uma longa reunião com um cliente, a vontade era de chegar em casa o quanto antes. A noite ainda prometia... Continue lendo.

A inovação não segue o caminho do fazer diferente

‘Ato de tornar novo’, ‘dito como visto pela primeira vez’, ‘o que substitui algo’... são vários, dentre estes os significados utilizados para explicar inovação. Baseada em sua etimologia, o estudo que fundamenta o sentido das palavras,... Continue lendo.

Uma portuguesa que me deu a Gestão do Conhecimento

Com 5 anos de formado, em 1997, passei a atuar na gerência de engenharia de uma das maiores construtoras brasileiras, a Camargo Corrêa. Tinha como uma das missões implantar inovações em processos e equipamentos nos vários... Continue lendo.

Caminhos que se cruzam

Por volta das 22:20 do dia 22 de dezembro de 2016, triste e cabisbaixo Xavier estava na sala de embarque do aeroporto de Cumbica, em São Paulo, prestes a partir para Manaus. A expectativa para... Continue lendo.

Os passos que daremos em 2017

 O ano de 1986 ficou marcado pela visita de um fato ilustre, a passagem do Cometa de Halley. O cometa, descoberto pela astrônomo britânico Edmond Halley, costuma dar seus ares em nosso planeta a cada 76 anos. ... Continue lendo.

O Monumental Phelippe Daou

“A Claudia vem dormir aqui em casa hoje” disse a minha irmã Alexandra ao chegar do Colégio Auxiliadora em Manaus, ainda nos anos 1980. Sem dar muita importância, passei em branco. Já... Continue lendo.

Fala Galvão Bueno, fale muito e muito mais.

Sim, ele fala muito. Mas o que poderíamos esperar de uma pessoa que trabalha com comunicação? Pois é. Desde muito tempo costumeiramente fazia parte de uma maioria silenciosa que sempre entendeu ser ele o melhor de todos... Continue lendo.

Somos do tamanho das nossas atitudes

Em tempos de meninice, ainda em terras alencarinas, soava aos meus ouvidos com certa estranheza o nome da vizinha de minha vó. Ainda que possa parecer estranho que um neto de Dona Noelzinda possa se surpreender... Continue lendo.

Cão, Gato e Sapo, o que somos e os papeis que assumimos

Tenho um cachorro que se chama Alfred, uma homenagem ao mordomo da dupla Batman e Robin na famosa e pixotesca série dos anos 1960. Trata-se de um Golden Retriever, surpreendentemente, para uma raça tão dócil,... Continue lendo.

Interações entre o Gerenciamento de Riscos e a Gestão do Conhecimento.

“Identificação, análise e gestão dos fatores potenciais que causam impactos em projetos”, resumidamente este pode ser um dos conceitos alinhados a uma demanda tão presente no dia a dia do gerenciamento de projetos, a análise e... Continue lendo.

Questões importantes para potencializar a Inovação nas Organizações.

A busca pela inovação de seus processos e produtos tem aumentado de forma sistemática em várias organizações. Talvez por conta do mercado brasileiro não ter nascido e crescido sob este foco,... Continue lendo.

Inquietações e Verdades sobre Lições Aprendidas.

A crença de que o aprendizado é um importante motor propulsor em prol da perpetuação das melhores práticas, bem como uma forma eficiente de evitar que desvios anteriormente ocorridos voltem a se repetir, faz com que... Continue lendo.

A Gestão do Conhecimento nos atuais tempos de crise

Considerado um dos temas mais promissores do começo do século XXI, a gestão do conhecimento surgiu forte no cenário corporativo brasileiro por conta da abordagem única sobre questões muito relevantes, que há muito pairavam como dúvidas... Continue lendo.

Quem não sabe brincar, não deve descer ao play...

Assunto recorrente em qualquer roda corporativa, o comportamento que costumamos adotar junto aos diversos meios onde vivemos tende, cada vez mais, a ter ingerência em cada um dos papeis que costumamos assumir em nossa vida... Continue lendo.

Vaga na garagem da empresa não é bem adquirido, mas pode dizer muito.

Em tempos de vacas magras, na verdade, mesmo quando mais gordas, “tudo é tudo e nada é nada”, como diria Tim Maia. Ainda me lembro quando, durante os primeiros anos de atuação em... Continue lendo.

Em dias poucos frutíferos, devemos ter a resiliência do Sertanejo

Já com as mãos calejadas, mas com o espírito sempre renovado, todo e qualquer sertanejo sabe muito bem o que fazer quando a colheita tão esperada não se concretiza. Deve se mexer mais na terra... Continue lendo.

A malfadada, e injustificável, prática de não se dar retorno

Uma prática comum, aliás, cada vez mais frequente em nossos dias, e que costuma estar acompanhada por uma quantidade quase incomensurável de justificativas, talvez seja a maior herança negativa deixada pelo atual mundo... Continue lendo.

Geracão Y versus Juniorização, é por aí?

Conceito vastamente disseminado para definir os nascidos após 1980, que cresceram durante o período de maior crescimento tecnológico, a Geração Y costuma estar associada a algumas supostas verdades que têm inundado bem como justificado uma... Continue lendo.

Diretamente da Serra do Araripe, um simples exemplo de como a Inovação deve ser.

Uma derivação do termo em latim Innovatio, a palavra inovação cabe dentro da simplória definição, tornar novo. Para isso, muito mais que qualquer questão que demande maiores complexidades, basta inserir uma nova característica aquilo sobre... Continue lendo.

O bônus e o ônus de olhar para trás

Ao longo de qualquer caminhada, após certo tempo, pelo menos duas coisas nos motivam a chegar ao nosso destino. A primeira delas é a proximidade, que tende a fazer com que encontremos os últimos grãos... Continue lendo.

O que demonstramos tem muito a ver

Nos últimos, e nos próximos, meses, tenho estado envolvido em um projeto que envolve a participação de pessoas de diferentes formações e faixas etárias. Curioso notar o como estas oportunidades de convívio se tornam únicas e, igualmente valiosas, para que... Continue lendo.

Perseverança e Novos Rumos

Insistir, permanecer, persistir... Eis alguns dos verbos, costumeiramente, presentes em uma pessoa considerada perseverante. Característica admirada e considerada como rara nos dias atuais, marcados pelas expectativas de resultados a curtíssimo prazo, a perseverança é algo importante na... Continue lendo.

Lembranças de Final de Ano

Costumávamos passar o final de ano com os meu avós. Cerca de uma semana antes do Natal, partíamos de carro de São Paulo para o Ceará. Era uma viagem longa de... Continue lendo.

Uma Lição Aprendida: O melhor, ainda, está por vir.

Ao que parece e não há motivo algum para duvidar disso, o melhor para nossa vida ainda está por vir. Com certeza muitas vitórias já foram alcançadas ao longo dela, no entanto, o que ainda nos move,... Continue lendo.

O Lean, mais do que uma prática nas organizações

Conceito que tem origem ainda como evolução do modelo Toyota de produção, desenvolvido logo após o término da II Grande Guerra Mundial, o Lean tem invadido as organizações como sendo a verdadeira bola da vez dentre... Continue lendo.

Nos dias de hoje, o que nos move?

 Quando inseridos em momentos de crise e/ou diante situações não muito promissoras é frequente que cheguem aos nossos ouvidos frases e sentenças que costumam trazer consigo algum alento. Seu irmão mais próximo, o otimismo, se caracteriza pela disposição em enxergar,... Continue lendo.

Aroma e seus mistérios, solução para um montão de coisa.

 Embora possa não ser natural, tão pouco óbvio, é salutar que possamos considerar o aroma como algo de muita relevância em prol de alcançarmos a grande maioria dos nossos objetivos. O mero exalar agradável tende a conquistar... Continue lendo.

Eficiência e Eficácia, Conhecimento e Competência, semelhanças e diferenças

Relação entre os resultados obtidos, de acordo com os recursos empregados, a eficiência se difere, sutilmente, da eficácia que mede a relação entre os resultados alcançados e os objetivos pretendidos. Na verdade, talvez a distinção seja um pouco... Continue lendo.

A inovação tem que gerar a inclusão, a morte anunciada do touchscreen.

Tecnologia desenvolvida desde meados da década de 1960, sobretudo a partir do trabalho realizado por Frank Beck e Bent Stumpe, engenheiros da Organização Europeia de Pesquisa Nuclear, para uma fábrica de televisão, o touchscreen, cuja tradução literal é “tela... Continue lendo.

Qual a sua formosura?

 Atributo de uma pessoa formosa, palavra que vem do latim “formosus” e que significa bela ou harmoniosa forma, formosura é muito mais do que um estado momentânea, algo que pode vir a se tornar perene. A forma... Continue lendo.

A Lei da Excelência, conforme Frank Sinatra e Chacrinha

Filho único de pais italianos, que chegaram à Nova York no princípio do século XX, Francis Albert Sinatra, nasceu na pequena cidade de Hoboken, New Jersey, em 12 de dezembro de 1915. Daqui alguns meses, o mundo destacará o centenário... Continue lendo.

Pessoas que nos desejam o bem e outras que nem tanto... o que importa mesmo é a fotossíntese.

 Pessoas que nos desejam sucesso e bons votos, que tentam agir em prol do nosso bem estar. Elas existem? Certamente que sim. Ainda que muitas vezes seja difícil identificar evidências objetivas de que suas palavras de conforto irão,... Continue lendo.

O que nunca foi, não é e jamais será Gestão do Conhecimento

Os atuais desafios corporativos que enfrentamos diariamente possuem uma estreita e importante relação com as temáticas que envolvem a gestão do conhecimento. Confesso que tenho estudado este assunto, desde os tempos em que ainda era funcionário de uma organização, no final... Continue lendo.

A importância das cores em nossas vidas, quem conhece a minha mãe sabe

 Minha mãe é meio perua. Digo isso porque sou filho dela. Espero que ninguém conte para ela o que eu acabei de afirmar. No meio de um grupo de pessoas, a minha... Continue lendo.

Por que temos tanto sono após o almoço?

O grande interesse em ouvir apenas aquilo o que queremos tende a ser uma das características mais comum nas pessoas. Por mais que a presença de diferentes opiniões e pontos de vistas seja algo salutar e reconhecido como muito importante... Continue lendo.

Quando as coisas parecem não evoluir e tudo dá errado? O que o guarda-chuva tem a ver com isso

 Uma vontade gigantesca de jamais sair da cama parece nos invadir. Certa vez acreditei que isso seria um sintoma de depressão. Não é, pode ser sono mesmo. Ainda assim, seja qual o for a nossa... Continue lendo.

Sete dicas para sermos referência de conhecimento e competência.

Ao que parece o que muitos buscamos, e que realmente, pode ser verídico, é uma condição ou posição que permita sermos reconhecidos como pessoas que agregam valor em tudo aquilo sobre o qual nos predispomos a fazer. ... Continue lendo.

Os dois leões da minha família

Falar sobre alguém que amamos muito, costuma ser difícil. Quanto mais falar de duas destas pessoas. Creio que a dificuldade não ocorra por conta da falta do que falarmos. ... Continue lendo.

Lições Aprendidas em Tempos de Crise

A possibilidade de aprendizado é, certamente, algo comum em todas as pessoas. Deveria ser mais que isso. Seria interessante afirmar que a aprendizagem está presente em cada um de nós. Infelizmente, ao que... Continue lendo.

As únicas pessoas que compartilham conhecimentos.

Conhecimento adquirido a partir de dados e informações fornecidos pela própria vida, eis a definição para a palavra experiência, segundo alguns dicionários da língua portuguesa. Não há dúvidas que este entendimento sugere certas conclusões interessantes, e talvez uma delas nos... Continue lendo.

As portas que podemos, ou devemos, escolher.

Mais que promover sua marca e, consequentemente, seus produtos, nos presenteia com algo importante e que, infelizmente, muitos de nós, temos deixado de lado com certa frequência, pensar... Afinal, qual das portas, podemos escolher? Talvez a pergunta possa ser outra. Qual das portas,... Continue lendo.

Coincidências não existem, são truques que Deus faz para não ter que explicar muito.

Quantas vezes uma série de fatos ou situações acontecem em uma surpreendente sequência ou, até mesmo,... Continue lendo.

Virilidade Corporativa, apenas uma questão de masculinidade?

Virilidade, condição daquilo que é másculo, energético, potente, esforçado, vigoroso, corajoso e tantas outras características que costumam estar associadas com o comportamento de alguém do sexo masculino. Este é o entendimento, isto é, o significado que é possível encontrar em... Continue lendo.

Esperança, a filha da Coincidência.

Uma série de fatos que possuem alguma semelhança entre eles, a isso, costuma-se chamar coincidência. Podemos acrescentar a esta definição o fato de não haver qualquer relação entre eles, tão pouco algum alinhamento de causa e... Continue lendo.

Decisões tomadas e os fardos que delas decorrem

62 a.C., Pompeia,  a mulher de Júlio César, pontífice máximo do Império Romano, resolveu organizar uma festa em homenagem a Bona Dea (“boa deusa”) com a participação apenas de mulheres. Acontece que Públio Clódio, um jovem político romano, conseguiu entrar... Continue lendo.

A verdadeira Terceira Lei de Newton para o Mundo Corporativo

  Toda ação gera uma reação, uma frase de rápido entendimento, também conhecida, por muitos, como apenas... Continue lendo.

A irretocável relevância do trio, saber fazer acontecer

Três palavras de grande importância sobre as quais cabe ter um claro entendimento sobre o significado de cada uma delas e respectiva relevância em nossa vida. O saber, quando presente em uma pessoa, sugere que ela adquiriu conhecimentos tácitos e/ou explícitos... Continue lendo.

Inovar x Solucionar Problemas: importantes e diferentes caminhos que podem se sabotar.

Uma palavra que deriva do latim, innovatio, e que se relaciona ao ato de tornar novo, esta é a etimologia de inovação. É a etimologia que nos permite conhecer... Continue lendo.

Em períodos de pouco pasto, o que as vacas fazem?

Em tempos de crise, há um grande espaço para oportunidades, certo? Pode ser que sim. Conseguir sobreviver talvez seja a grande meta a ser atingida. São estes momentos que servirão para identificar aqueles que se destacarão em situações de “melhores ventos”. Dentro deste entendimento,... Continue lendo.

Meu tio João, um anjo na terra.

Santa Isabel é uma pequena cidade que fica por volta de 60 quilômetros de São Paulo Embora esteja localizada na prospera região do Vale do Paraíba, seu crescimento ficou comprometido por não estar “grudada” a rodovia Presidente Dutra (cerca... Continue lendo.

Um baita exemplo de Inovação

 Um dos grandes nomes do Século XX, Peter Drucker ainda é um dos grandes pensadores que fundamentam os principais conceitos do mundo corporativo. Este ano, em novembro, fará 10 anos que ele foi chamado para o andar de cima. Ainda... Continue lendo.

O belo atributo de Paola e suas semelhanças com o dia a dia

Foram milhões em investimento. Contou com a participação de profissionais de primeira linha. Alguns até com reconhecimento mundial. Segundo os críticos especializados foi inegável a qualidade de tudo que foi feito. Seria possível comentar muitas outras questões sobre a minissérie “Felizes para Sempre?” que... Continue lendo.

Ingratidão, teu nome é Perigo.

Em 2015 faz 34 anos que minha família veio para Manaus. Vindo de São Paulo, meu pai se tornou gerente de uma empresa de rádio e televisão. Uma oportunidade. Cresceu e evoluiu. Depois de alguns anos se tornou diretor da fábrica. Ganhou nome, se tornou... Continue lendo.

A única arma para enfrentar o maior de nossos inimigos.

Ninguém tem vida fácil. Esta verdade é absoluta. Às vezes duvidamos disso. Aliás, temos quase a certeza que muitos vivem em berço esplêndido. Não é fato, apenas uma impressão enganosa. O que nos leva a este entendimento é algo muito simples. Somos muito visuais e às... Continue lendo.

Relação, Comunicação e suas premissas

 O que é básico para haver comunicação? Mais ainda que uma linguagem... Que haja dois elementos, um emissor e um receptor. Trata-se de uma premissa essencial. Se não houver, minimamente, alguém para enviar e outro para receber uma mensagem, não haverá comunicação. Todos os demais... Continue lendo.

Afinal, não é começar tudo de novo... é muito mais que isso.

 O começo de um novo ano costuma trazer muitas coisas em nossa mente. Para algumas pessoas um velho mote vem à tona “ih, lá vai começar tudo de novo”. Será que isso é cabível? Muitas vezes é. ... Continue lendo.

Um novo ano pode servir para que?

O que esperamos de um novo ano? Por mais que tecnicamente seja apenas a passagem de um dia para o outro, com consequente mudança de uma unidade no ano, um novo ano significa muito mais que tudo isso. É algo parecido como... Continue lendo.

O melhor ano de nossas vidas

Filha de Manoel e Angelzinda Nasceu Noelzinda. Uma junção dos nomes. Minha avó. Pessoa cheia de bondade natural. Uma senhora bonachona. Para nós, a Vovó Noel. Éramos 11 netos. Para ela, dezembro era o grande mês do ano. Mandava colocar luzes coloridas na enorme árvore que ficava ao lado... Continue lendo.

A festa da firma

Uma tradição. Um momento Uma obrigação. Um pouco de cada coisa. Mas certamente algo presente na cabeça de qualquer funcionário. Pelo menos ao final de cada ano. Ninguém consegue tratar esse assunto com total indeferença. Sou do tempo que colegas saíam mais cedo do trabalho para se... Continue lendo.

A pior escolha que podemos fazer para a nossa carreira.

Meu avô costumava falar: "somos do tamanho dos nossos sonhos". E ainda completava "....e olha que sonhar não custa nada". Por isso ele costumava sugerir para mim, "sonhe ser o mundo". Confesso que não dava muito importância, pelo menos a devida. Diante sua insistência,... Continue lendo.

Um passo de cada vez, mas que seja um passo...

Ao longo de nossa vida pessoal e profissional são inúmeras as pessoas que nos marcam. Seja de forma positiva ou negativa, ter a capacidade de marcar alguém é algo para poucos. Ser exemplo... Afinal como diria alguém, que não lembro bem quem: "ninguém... Continue lendo.

Gestão da Demanda, eis o que realmente importa em qualquer Projeto

A estruturação de um processo possui vários objetivos. Um deles é o mais evidente, organização. Não foi por um acaso que o início da produção seriada, a partir de iniciativa de Henry Ford mudou a história do mundo. Isto já faz um certo... Continue lendo.

Quando uma Inovação compromete um Processo: O Case da Urna Eletrônica

Inovar é algo importante e muito valorizado. Algo meio obvio... ou não.  Dentro do mundo corporativo, sua relevância está intimamente ligada com algum real propósito junto a um processo e/ou produto. A regra é clara: "Se não trouxer resultado, pode ser qualquer outra... Continue lendo.

No ultimo domingo, Formula 1 começou a resgatar a Gestão do Conhecimento

Alguém assistiu ao Grande Prêmio de Formula 1 de Cingapura no ultimo domingo? Vitória do inglês Lewis Hamilton, que passou a liderar o campeonato mundial. Engana-se no entanto quem acha que a corrida foi igual as demais. A prova foi emocionante, principalmente, por... Continue lendo.

Quando fazemos aniversário, não precisamos ir à aula

Esta foi a resposta do meu sobrinho Marcos quando fui acordá-lo para ir à aula. Uma regra tácita que, confesso, também fez parte da minha infância. Aliás, uma das grandes alegrias do aniversário era, justamente, poder ficar em casa. No meu tempo, assistir... Continue lendo.

Gerir Projetos é muito mais, ou muito menos, que adotar uma de Metodologia de Gestão de Projetos

Meados dos anos 2000. Atuava em uma grande empresa brasileira, cujo principal foco era o desenvolvimento de projetos. Por conta disso, havia uma grande relevância em metodologias relacionadas a Gestão de Projetos. Naquele tempo, a empresa já possuía suas próprias metodologias que eram... Continue lendo.

Demétrio, Felipe e uma relação entre Patrão e Empregado.

Seo Demétrio era uma espécie de “faz tudo”. Analfabeto de pai e mãe tinha como maior orgulho, ter um trabalho. Antes do dia amanhecer já estava rodeando a janela do quarto de Seo Felipe, meu avô. Sabia que a primeira coisa que meu... Continue lendo.

Críticas, suas motivações e valias: Emissor e Receptor

A palavra crítica vem do grego kritikē. Segundo os dicionários, a arte de discernir, separar, julgar. Nota-se que não há qualquer associação com valor, se positivo ou negativo. Talvez por conta disso, costuma-se utilizar outra classificação. Ela pode ser construtiva ou destrutiva. Pois é. Diga-se de... Continue lendo.

A história da cadelinha Kate

 Quando fazemos uma boa ação estamos fazendo um bem ao próximo. É natural que nos orgulhemos disso. Muitas vezes não temos, sequer, a dimensão dela. Ainda assim a sociedade é implacável. As pessoas identificam valor nas boas ações. Alguma coisa que diferencia uma pessoa da... Continue lendo.

A relação entre o Segredo de Tostines, o Planejamento e a Gestão de Indicadores

 Alguns anos atrás, quando ainda era bem pequeno, havia uma propaganda de muito sucesso que se chamava: O Segredo de Tostines. Para quem não lembra, Tostines é um biscoito ou bolacha (sei que há diferenças), tradicionalmente, de água e sal, produzido... Continue lendo.

Pessoas marcantes em nossas vidas

Desde o começo de nossas vidas, recebemos influências. Os nossos pais são os primeiros. Compartilharam os seus valores. Muitos tentam nos moldar. Invariavelmente, exercem muita influência em nossa vida. Nem sempre. Algumas vezes este papel não cabe ou não é assumido pelos pais. Irmãos, tios, primos e... Continue lendo.

Pesquisa junto aos funcionários indica a área de Recursos Humanos como a de pior desempenho

Acabo de finalizar uma pesquisa qualitativa junto a 120 colaboradores que atuam em empresas presentes no mercado brasileiro. O objetivo do estudo foi identificar o entendimento dos funcionários quanto as práticas e iniciativas de avaliação das performances das áreas internas das... Continue lendo.

Inovar não é buscar novas ideias

  O discurso fácil e evidente. O entendimento de um determinado status, sem que haja qualquer fundamento. O tocar a frente qualquer atividade, sem se atentar as metas. Estas três situações são bem comuns no dia a dia de qualquer profissional. Fugir delas é desafiador. E... Continue lendo.

Amigos x Colegas de Trabalho: Há tantas diferenças?

  Ao responder, de supetão, a resposta é fácil. Certamente há muitas diferenças. A proximidade potencializa a amizade. Qualquer tipo de proximidade. A física faz com que conheçamos melhor aqueles que nos cercam. A partir daí, pode haver alguma compatibilidade entre pontos de vista. Pessoas que pensam... Continue lendo.

Em entrevista a Folha de São Paulo, Luciano Huck dá um péssimo exemplo sobre como gerenciar pessoas.

Exemplos, bons exemplos. Muitos de nós vivemos deles. Casos de sucesso. Metas alcançadas. Personalidades buscam associar sua imagem ao Sucesso. Aliás, todos, buscamos, seja em que área for. Livros são vendidos por conta disso. Projetos também. Retornos financeiros são obtidos. Isto tudo faz girar a nossa economia. Potencializa uma boa... Continue lendo.

Conhecimento é Poder?

Esta é uma pergunta que costumo fazer em vários cursos e palestras que tenho ministrado ao longo dos anos. Obviamente, que quando feita em público, na presença de inúmeras “testemunhas”, a resposta ouvida normalmente é: Não, claro que não. É claro que... Continue lendo.

O grande diferencial talvez seja não ser diferente, eis mais um ciclo de inovação.

A busca por um diferencial competitivo pode ser o segredo de sucesso para uma organização. Talvez também seja para uma pessoa. Em um mercado onde a competitividade é cada vez mais crescente, isto pode ser fato. Mas, quem foi que disse isso? A verdade... Continue lendo.

Só é possível gerir, aquilo que se pode medir

  Não há almoço grátis! Uma velha expressão muito citada no mundo corporativo. Também uma verdade no dia a dia de nossos relacionamentos pessoais. Talvez traga algo mais evidente em seu significado. Algo como, “nada é graça”. Tudo vem... Continue lendo.

Panela na Mesa, um Case de Inovação

Mudanças... Não há como considerar qualquer atividade sem leva-las em conta. São elas que pautam muitas de nossas ações. Pessoais ou profissionais. Nas organizações, as mudanças também estão associadas com “fazer coisas novas”. Daí surge a demanda pela inovação. E também o primeiro paradoxo. Muitas empresas acabam... Continue lendo.

Reciprocidade x Iniciativa

Algo desejado por muitas pessoas. Normalmente percebido quando não se é encontrado. Pois é, ao que parece é mais fácil falar sobre a falta de iniciativa. Não há sequer uma palavra que caracterize a sua existência. Quando ela está presente em alguém, falamos que... Continue lendo.

Não é para começar tudo de novo.

O início de um novo ano tende a significar para algumas pessoas uma velha mote "...lá vai começar tudo de novo...".  Ao observarmos de uma forma mais prática e sem grandes preocupações, a entrada de um ano nada mais é que... Continue lendo.

Virar a página, um presente.

A cada novo amanhecer, o que costuma nos dar animo para levantar da cama? O que nos motiva a abrir um sorriso e partir para um novo dia? O que nos faz ter felicidade ao nos dirigir rumo ao... Continue lendo.

Sobre as Empresas mais Sustentáveis do Brasil, segundo a Revista Exame

Um tema que está na crista da onda. Cada vez mais presente também no mundo corporativo. A sustentabilidade tem sido considerada diferencial nas organizações. Há questões interessantes que podem ser notadas. Se observarmos o conceito de sustentabilidade, há muito que se discutir. Originalmente, havia uma... Continue lendo.

Olá, aqui é o José da empresa X...

Pois é... Quantos de nós diariamente atendemos ou somos atendidos com saudação similar a esta. Imediatamente após o nome próprio, um sobrenome importante, corporativo. Uma empresa, uma marca. Algumas vezes o sobrenome não precisa sequer ser citado. Mas, mentalmente... Continue lendo.

Os tipos de inovação que devemos implantar em nossa vida pessoal e corporativa.

Novos temas e assuntos costumam ganhar destaque e status de “Salvadores da Pátria”. O paradoxal é que muitos deles sequer chegam a ser realmente inéditos. Quando muito, aparecem com uma nova roupa. Ou recém-saídos de uma cirurgia plástica completa. A inovação, de tempos em... Continue lendo.

Para abrir novas portas, algumas precisam ser fechadas.

Costumeiramente muitos de nós adotamos em nossa vida profissional e pessoal certas regras tácitas esculpidas pelo mundo corporativo. Gostaria de destacar uma delas. É frequente ouvirmos falar a singela frase: “É preciso deixar a porta aberta”. Normalmente lembramos dela em algumas situações especificas. Uma... Continue lendo.

O profissional que toda empresa precisa para gerir seus projetos

O mundo animal nos presenteia com interessantes exemplos. Muitos deles perfeitamente aplicáveis no dia a dia de qualquer organização. A disputa entre os dois mais velozes animais terrestres é um deles. De um lado, o Guepardo, o mais rápido... Continue lendo.

Agradecer... um presente!!!

Sou um paulistano de origem nordestina. Jamais morei na mesma cidade dos meus avós. Mas certamente a influência deles é marcante e presente em minha vida. Noelzinda e Felipe & Ruth e Osvaldo. Sou apaixonado por este quarteto. Hoje... Continue lendo.

Até mesmo quem não gosta de tratar com pessoas pode se tornar um Diretor de Recursos Humanos.

Cheguei cedo à empresa aquele dia, mais cedo que normalmente. Tinha aula de inglês. A empresa tinha organizado pequenas turmas em parceria com uma escola de idiomas. Éramos apenas 4 alunos por turma. Naquele dia, fui eu e... Continue lendo.

Alguém no comando, o caso de um Voo da Gol de Porto Alegre para São Paulo

Nesta ultima sexta-feira, voltava de Porto Alegre, onde tenho um cliente, para São Paulo. Sentei no assento 31 D do voo da Gol que saiu do aeroporto Salgado Filho por volta das 18:00... Continue lendo.

Porque errar, não é sinônimo de: ih f...

Quantos erros já cometemos em nossas vidas? Inúmeros? Sim, certamente. E quantos ainda iremos cometer? Muito mais, com certeza. Minha avó costumava falar que só não erra quem não faz. E ainda assim, ela completava, fazer coisa alguma é um grande erro. Logo é fácil concluir que... Continue lendo.

A diferença entre o ser e o estar no Mundo Corporativo.

Obvia? Talvez sim. Creio que grande parte das pessoas tenha ciência sobre a distinção existente entre os verbos “ser” e “estar”. No entanto e infelizmente sempre... Continue lendo.

Em um programa ao vivo, tudo o que não se deve fazer ao sair de uma empresa.

Cerca de quase dois anos atrás, em agosto de 2011, ao final do programa Manhã Maior, exibido pela Rede TV!, uma grande surpresa. A jornalista Keila Lima pede licença ao publico, retira o... Continue lendo.

Carta aberta de um ex-funcionário a Silvio Santos: Será que agiríamos assim com nosso ex-empregador?

Um dos grandes apresentadores da história da televisão brasileira, o saudoso Jota Silvestre foi o precursor de um tipo de programa que fez muito sucesso, sobretudo durante os anos de 1970 e 1980. ... Continue lendo.

O Caso Tim Maia com Lulu Santos: Porque, com ou sem sucesso, devemos sempre ser os mesmos

Tim Maia sempre foi um talento. Maior que seu talento, talvez, apenas as polêmicas em que se envolvia. Virou lenda o fato de normalmente faltar aos seus compromissos. Se isto era verdade ou não, certamente encontraremos diferentes versões. Uma coisa, no entanto, podemos afirmar... Continue lendo.

Errando ou Acertando, sempre há um aprendizado.

Desde os tempos de criança tendemos a guardar na memória, coisas boas e nem tão boas, mas que, por algum motivo, marcaram nossas vidas. Uma bronca mais prolongada ou... Continue lendo.

A raiva nossa de cada dia.

Situações de aborrecimento, todos já vivemos. Certamente em muitas destas ocasiões algo vem a tona. Este algo que pode consumir uma pessoa de diferentes maneiras tem um nome, raiva. Em algumas pessoas a raiva vem a tona com muita... Continue lendo.

O Processo de Lições Aprendidas em Projeto, o maior dos desafios de uma Organização.

 Preocupação frequente e cada vez mais presente em qualquer projeto, o processo de Lições Aprendidas tem ganhado grande destaque junto as organizações. O motivo desta necessidade demanda da importância em se atender duas importantes questões. A primeira diz respeito a garantir... Continue lendo.

A ditadura do não se responder as mensagens

Repleto de inúmeros meios de comunicação, o atual mundo corporativo ainda demanda a regulamentação, mesmo que informal, de algumas boas práticas que potencializem a melhor interação entre as pessoas. Hoje em dia, a quantidade de mensagens, de... Continue lendo.

A Bipolaridade no Mundo Corporativo e seu uso indevido.

Distúrbio caracterizado pela repentina mudança de humor de seu paciente, a bipolaridade tem invadido o dia a dia de todos nós. Diferentemente do que acontecia em um passado remoto, hoje em dia não é tão raro conhecermos alguém que sofra deste... Continue lendo.

Quando confiar é o mesmo que não acreditar.

O que tende a permear qualquer relacionamento pessoal e profissional é a existência de uma relação de confiança entre as partes. Por mais que possam existir certos interesses comuns entre pessoas e/ou organizações a confiança não é algo tão obvio. A confiança... Continue lendo.

Analisar Riscos faz parte do Planejamento

A demanda pelo planejamento é algo natural que faz parte do dia a dia de praticamente todas as organizações. Quer seja na estruturação de um processo, projeto ou até mesmo de uma simples atividade, planejar é algo essencial. Através desta ação é... Continue lendo.

A imagem não deveria ser tão importante: O Caso da Bonequinha de Luxo.

Uma das mais famosas atrizes de toda a história do cinema, Audrey Hepburn até hoje é lembrada por seu talento e, principalmente, por sua beleza. Sua imagem com o justo vestido preto, o conhecido “pretinho básico”, até hoje é um dos... Continue lendo.

Um caminho critico para o sucesso: Planejar é usar o conhecimento presente em nosso meio.

Considerada uma questão intrínseca para o sucesso, o planejamento tem ganhado, cada vez mais, uma maior importância dentro das organizações. O motivo seja a ser bem óbvio. Entende-se que ao estruturar e definir as atividades a serem executadas durante determinado período, torna-se... Continue lendo.

O que há nas cabeças dos nossos chefes?

Eis um grande mistério. Será mesmo? Talvez haja algo óbvio que certamente saibamos. Todos nós, funcionários, de uma forma, ou de outra, já prevemos, ou temos ao menos um boa referência sobre o que passa pela cabeça de... Continue lendo.

Comprometimento x Envolvimento, afinal, o que o mercado quer?

Certamente duas condições que sempre surgem em nosso dia a dia profissional e, porque não dizer, pessoal. Um interessante método que costuma facilitar o entendimento é o uso de metáforas. Sendo assim, neste caso, o uso da estória da galinha e do... Continue lendo.

A forma como realmente podemos levar a nossa vida.

A dureza do dia a dia tende a nos colocar, com certa frequência, próximo a situações difíceis ou, eventualmente, não esperadas. A forma como conseguimos encaminhar a solução destas questões é algo que nos diferencia, tanto pessoalmente como profissionalmente. ... Continue lendo.

Afinal recebemos tantos e-mails, não é mesmo? Há regras para respondê-los?

Certamente é algo comprovado sobre o qual todos nós estamos sujeitos. A quantidade de e-mails que recebemos ao longo do dia tem crescido de forma exponencial. Dezenas? Não. Com certeza centenas ao longo de poucos dias. E milhares... Continue lendo.

A gestão de projeto como forma para se atender nossos objetivos.

O dia a dia de cada um de nós tem estado cada vez mais cheio e repleto de responsabilidades. São inúmeros os diferentes papéis que devemos assumir ao longo de nova vida pessoal e profissional. Além disso, os... Continue lendo.

O respeito tem que começar em nós mesmos

Não é incomum ouvirmos em nosso dia a dia o quanto somos vitimas de desrespeito. Situações de falta de respeito, ocorrem em vários ambientes e sob diferentes realidades. Pois bem, não tenho a intenção de apresentar o meu entendimento em diferentes cenários,... Continue lendo.

Quando surge a depressão no dia a dia do mundo corporativo

Tecnicamente falando, definitivamente, não é depressão. No entanto, difícil encontrar um profissional que não tenho vivido momentos de aborrecimentos que o tenha levado a situações de, pretensa, depressão. No meio do mundo corporativo é comum nos confrontarmos com ocasiões de baixa estima,... Continue lendo.

Amor & Trabalho

Pesquisas antigas e recentes comprovam que o local de trabalho costumeiramente é importante fonte de origem dos relacionamentos amorosos. A explicação é muito fácil e decorre principalmente pelo número de horas de convívio entre as pessoas. Se na fase de estudante... Continue lendo.

Um Não não deve pautar a nossa vida para sempre.

Durante esta ultima semana tive a grata oportunidade de me reencontrar com uma amiga com quem desenvolvi um projeto alguns anos atrás. Fazia tempo que queríamos nos encontrar, e depois de muitas tentativas, enfim arrumamos espaços em nossas agendas. Após colocarmos... Continue lendo.

Doce Antônio e Linda Helena

Conheci Antônio e Helena já faz alguns anos, não muitos, mas o suficiente para que tivesse compartilhado momentos únicos com este casal tão simpático. Antônio, um aposentado, de sorriso fácil expressa uma natural alegria em atitudes simples. Helena, uma linda senhora, cuidadosa... Continue lendo.

Quem nasceu para ser Suspensório, jamais será Cinto.

Embora haja registros que remetam o seu surgimento para a Idade Média, o cinto passou a fazer farte do dia a dia de nossa sociedade nos anos de 1920 devido a necessidade clara das pessoas precisarem segurar as calças o... Continue lendo.

Sobre um tal Fernando, quando pequenas atitudes fazem realmente a diferença.

Neste espaço, costumo frequentemente compartilhar histórias e causos vivenciados por mim, amigos e conhecidos. Muitas vezes, alguns de meus leitores chegam a perguntar sobre o quanto os exemplos ilustrados são efetivamente verídicos ou apenas simples metáforas recheadas de mensagens, mais... Continue lendo.

Desistir ou Fracassar, sutis e grande diferenças.

São duas palavras que costumam estar juntas uma da outra, mas na verdade a diferença é muito maior do que a maioria das pessoas pode imaginar, ainda mais se considerarmos as características daqueles que acabam de passar em por cada... Continue lendo.

Por mais que seja bem planejado, o primeiro beijo pode não acontecer.

Particularmente tenho minha origem profissional pautada junto aos conceitos de gestão de projetos. Acredito, piamente, que todas as atividades que desenvolvemos em nossa vida pessoal ou profissional podem ser estruturadas como projetos, justamente pelo fato de serem compostas por alguns elementos... Continue lendo.

O Respeito tem que começar em nós mesmos

Não é incomum ouvirmos em nosso dia a dia o quanto somos vitimas de desrespeito. Situações de falta de respeito, Elas ocorrem em vários ambientes e sob diferentes realidades. Pois bem, não tenho a intenção de apresentar o meu entendimento em diferentes... Continue lendo.

Afinal, o quanto realmente desenvolvemos Networking

Com certeza uma das poucas coisas que realmente conquistamos ao longo de nossas vidas, se deve a maneira como nos relacionamos com as demais pessoas, nossas atitudes, valores que compartilhamos e as lembranças que propiciamos aos demais. Talvez seja um entendimento... Continue lendo.

Tomar Decisão, sem Coração, e sim com a Razão

Tomar Decisão, sem Coração, e sim com a Razão A análise de um projeto principalmente quanto a própria decisão pelo seu desenvolvimento demanda de uma necessária análise da real viabilidade de sucesso do mesmo. Não há como considerar que qualquer empresa, ou... Continue lendo.

Por que Relações são Pessoais e não Redes Sociais

Não há a menor dúvida, que o frequente e constante uso dos aplicativos de Redes Sociais tem influenciado de forma significativa a vida das pessoas. Segundo muitos, estes sistemas são os verdadeiros vilões pela diminuição das relações humanas convencionais, uma vez... Continue lendo.

Lei do Desapego, afinal todos podemos ter uma Paris.

Creio que quase todos já ouvimos falar sobre um dos melhores filmes de todos os tempos, Casablanca. A drama gira em torno de Rick (Humphrey Bogart) e Ilsa (Ingrid Bergman). Mesmo que o filme tenha sido assistido por milhões e milhões de... Continue lendo.

Mais do que hora de planejar, hora de recomeçar a fazer acontecer.

Normalmente ao final de certos períodos, não apenas as empresas, como nós mesmos focam seus esforços no desenvolvimento do planejamento para o próximo período que se aproxima. Por mais que existam alguns segmentos que tendem a não permitir certo tempo pré... Continue lendo.

Então é Natal, e daí...

O final do ano é normalmente, de forma justa, entendido como o grande momento de "fechamento" de um período e de votos futuros para o que virá no ano ou anos seguintes. Ontem estive na Avenida Paulista e... Continue lendo.

A Morte e as Redes Sociais

Trata-se de um assunto espinhoso e que muitos de nós tendemos a evitar. No entanto, talvez, ao tentarmos falar sobre ele com maior naturalidade, possamos temer menos e, o que é menos pior, entendermos como nos comportar quando depararmos com... Continue lendo.

Antes tinha o "Rouba, mas Faz" agora temos " Adultero, mas sou bonzinho"

  Não quero em momento algum fazer qualquer conotação ou sinalização quanto a questões políticas ou abordagens relacionadas a determinadas pessoas, mas não achei nenhuma outra expressão melhor que pudesse me ajuda a compartilhar um entendimento que tenho já faz algum... Continue lendo.

"Trabalhar com" x "Trabalhar para": a diferença entre Líder e Chefe.

A busca pelo crescimento profissional de qualquer pessoa tende a ter forte relação com seus objetivos relacionados a galgar novas posições e cargos dentro de uma organização ou em uma determinada área de atuação. Longe de querer julgar... Continue lendo.

A nobre, e as vezes, esquecida arte do Networking, ou puro Interesse

Palavra originada justamente de nosso atual tempo onde as tecnologias passaram a fazer parte de nosso dia a dia, o ato de desenvolver networking, no entanto, tem sua origem datada dos primórdios dos tempos de nossa sociedade. Foi exatamente a necessidade... Continue lendo.

Perdas e suas comprovações de felicidade

Realmente não há como deixar de considerar as inúmeras perdas que sofremos ao longo de nossas vidas. Com certeza cada um de nós tem ao menos uma história relacionada a isso. Quem pode afirmar que não deixou escorrer lágrimas devido a alguma... Continue lendo.

Pessoas: Custos x Investimentos

Ao analisarmos as missões apresentadas por inúmeras empresas, é muito comum lermos descrições associadas com o fato de seus colaboradores serem considerados seus maiores patrimônios. Na verdade, em algumas destas corporações, os funcionários realmente são tratados com muito respeito e... Continue lendo.

Concreto, Terra ou Areia, nossas amizades são construídas com o que?

Já faz alguns anos que adotei uma prática diária que com certeza aconselho a todos, caminhar.   Costumo acordar, diariamente, bem cedo, por volta das 5:00, quando saio de casa para caminhar em torno de uma hora.   Uso este período não apenas para... Continue lendo.

Quando erramos, só há uma coisa a fazer...

Sim, obviamente que todos erramos.   Erros simples algumas vezes, em outras ocasiões erros mais relevantes, e poucas vezes, erros graves, do tipo que podem até mesmo proporcionar constrangimentos a outras pessoas.   Na verdade, a forma como analisamos os erros segue algumas questões... Continue lendo.

Lançamento do Livro e Agradecimentos

Inicialmente gostaria de reafirmar meu convite para o lançamento de meu livro “Buscando o Equilíbrio”, escrito em parceira com o jornalista Heródoto Barbeiro, que acontecerá no dia 3 de setembro, próximo sábado,... Continue lendo.

Raiva, o retrato mais fiel do pior que podemos ser

Raiva, algo muito forte, não?   Segundo alguns dicionários, um sentimento contra alguém ou situação.   Para muitos, algo que aparece quando nos sentimos feridos, ameaçados ou agredidos naquilo que pode ser mais relevante até mesmo que uma agressão física, talvez por atingir o... Continue lendo.

E essa tal de Inteligência Emocional, hein?

Mais um conceito, das antigas, que fortemente vem se destacando em nossos dias. Um conceito dos tempos de Charles Darwin surge no mundo corporativo atualmente como de fosse algo novo, parecendo que cada um de nós jamais tivesse conhecido, tão pouco,... Continue lendo.

Publicações sobre o Mundo Corporativo.

É surpreendente o crescimento, não apenas, do numero, bem como da qualidade das publicações, disponíveis no mercado editorial, cujo principal foco é apresentar cases e metodologias desenvolvidas e implantadas no mercado corporativo. Surpreendente? Sim, pois cerca de poucos anos atrás, além... Continue lendo.

Erro na Estratégia ou Erro da Estratégia.

Eis uma questão que realmente aflige muitas organizações e, porque não dizer a vida de muitas pessoas. O quanto as estratégias definidas têm sido realmente importantes para o atendimento de tudo aquilo que se... Continue lendo.

Que possamos nos tornar pessoas melhores.

Sou Cristão e toda a minha família sempre teve estreita formação religiosa. Minha avó, por exemplo, em vida, chegou a doar alguns terrenos para que pudessem ser construídas pequenas áreas onde fossem desenvolvidas atividades em prol da formação cristã, sobretudo,... Continue lendo.

Depois de você, os outros são os outros e só

Todos devemos ter objetivos e metas bem definidas para a nossa vida profissional e pessoal. O fato de possuirmos metas claras faz com que possamos ter o melhor entendimento sobre o motivo pelo qual desenvolvemos certas atividades e assumimos determinados... Continue lendo.

Ter cuidado é preciso, Confiar é importante, mas essencial é Criar Amigos.

Nos dias atuais temos notado o quanto precisamos ter uma atenção redobrada não só com as situações com as quais estamos envolvidos, mas principalmente com as pessoas que entram e saem do nosso convívio. Muito possivelmente a desconfiança é um... Continue lendo.

Uma lição que já faz quase 20 anos e durará por muito mais tempo.

Interessantes as oportunidades que temos de crescermos tanto pessoalmente como profissionalmente a partir das experiências e até mesmo, momentos compartilhados com outras pessoas. São situações que se repetem diariamente e, sem qualquer sombra de dúvida, ótimas chances de aprendizado. Ao... Continue lendo.