Área de Conhecimento

Nesta secção há o compartilhamento de artigos, textos, opiniões e ideias sobre assuntos que envolvem a nossa sociedade como um todo de forma a permitir o desenvolvimento de uma opinião crítica principalmente sobre situações que envolvem o nosso dia a dia, não apenas como pessoas, em nossas relações mais próximas, bem como aquelas interações profissionais.

Envelhecer sem adoecer

O envelhecimento é fenômeno existencial, - natural e ...fatal, em que  as células somáticas morrem uma após outra  sem que sejam substituídas por outras novas. Não há célula imortal. Uma consequência da passagem do tempo.  Em si, não é uma doença, muito embora possa coexistir com esta. Neste, ocorre toda a falência das funções de todos órgãos, o que se processa de forma gradual e varia de individuo a individuo. Cada caso, um caso. Deve ser conhecido e enfrentado para que seja garantida a longevidade saudável. Inicia-se desde o nascimento (concepção) e se prolonga por toda a existência : a cada dia que passa, o ser humano envelhece : preocupação que deve ser não só do idoso como também dos mais jovens. A velhice, assim, deve ser programada, quando, então, a  vida posicionada no contexto do envelhecer, que independe da vontade humana (uma condição humana) passa a ter sentido. Dessa maneira, ligado  ao que acontece,  o ser humano deve aprender como cuidar de si para envelhecer com êxito, sendo fundamental que conheça os seus próprios limites em cada etapa de sua existência. 

Na atualidade, a expectativa de vida humana tem atingido patamares muito elevados, a admitir que em pouco tempo venha ultrapassar os cem anos, graças às melhores condições de vida, ao se viver em ambiente tranquilo (combate ao estresse), ao alimentar-se de forma saudável (controle da obesidade), à prática de exercício (evitar vida sedentária), ao respirar o ar não poluído, à abolição de vícios (alcoolismo, tabagismo, drogas ilícitas...),   à assistência médica periódica,  ...atitudes ligadas à longevidade. Assim, o envelhecer sem adoecer  vem se tornando figura não rara nos registros médicos, em geral  associada a uma vida qualificada.

Refletir sobre o envelhecimento significa, nada mais, nada menos, que refletir sobre a própria vida. Uma arte nobre.