Área de Conhecimento

Nesta secção há o compartilhamento de artigos, textos, opiniões e ideias sobre assuntos que envolvem a nossa sociedade como um todo de forma a permitir o desenvolvimento de uma opinião crítica principalmente sobre situações que envolvem o nosso dia a dia, não apenas como pessoas, em nossas relações mais próximas, bem como aquelas interações profissionais.

Envelhecer sem adoecer

O envelhecimento é fenômeno existencial, - natural e ...fatal, em que  as células somáticas morrem uma após outra  sem que sejam substituídas por outras novas. Não há célula imortal. Uma consequência da passagem do tempo.  Em si, não é uma... Continue lendo.

Depressão

A depressão é uma das doenças das mais comuns que é registrada pela Medicina. A sua incidência é muito elevada. Atinge a mais de 30 % da população mundial. Ninguém lhe está imune. É como a gripe. Não... Continue lendo.

Insuficiência cardíaca

A insuficiência cardíaca (ic) não é, em si, uma doença. Ocorre, de forma aguda ou crônica, quando a bomba cardíaca falha, ao ser incapaz de impulsionar o sangue que recebe para todo o organismo, para atender as exigências nutritivas teciduais.... Continue lendo.

Por Que Ir À Igreja?

Se você está espiritualmente vivo, você vai amar esta mensagem! Se você está espiritualmente morto, você não vai querer ler esta mensagem! Se você está espiritualmente curioso, ainda existe esperança!   POR QUE IR À IGREJA? Um freqüentador de Igreja escreveu para o editor de... Continue lendo.

A Revolução da Alma

Prestem atenção!!! Sei que vcs não se enquadram no texto: são pessoas vitoriosas. Escrito por Aristóteles.   Ninguém é dono da sua felicidade, por isso não entregue sua alegria, sua paz, sua vida nas mãos de ninguém, absolutamente ninguém.   Somos livres, não pertencemos... Continue lendo.

Gigantes da Fé

Autoria Desconhecida   Muitos se perdem em reclamações, lamentando o amor perdido, o emprego não conquistado, o contrato que não foi fechado, o cartão que estourou e o cheque que voltou. E sofrem, e se abatem...   Outros, se escondem em máscaras de dor, alegando falta de sorte, ou abandono... Continue lendo.

Para entender o amor

Autoria Desconhecida   Para entender o amor é preciso mais do que pensamentos, mais do que gestos largos, demonstrações barulhentas, é preciso muito mais que beijos longos e frenéticos, mais do que gritos e sussurros quase histéricos.   Para entender o amor é preciso delicadeza, fechar os olhos... Continue lendo.

Alma

Quando sua mente estiver correndo numa direção em que esteja incômoda, use sua imaginação. Retrate a mente como uma luz minúscula no centro da sua testa. Com suavidade, sinta-a como uma chama. Com o toque do seu pensamento,... Continue lendo.

Aula de Mestre

O professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Weber Figueiredo, deu uma última aula para seus ex-alunos. Diante de uma platéia de formandos, acompanhados de seus pais, o professor paraninfo da turma discursou sobre o Brasil. Leia o... Continue lendo.

O método infalível

Eu estava numa fila quilométrica de supermercado a enfrentar a algazarra de gente com os seus carrinhos abarrotados. A caixa registrava as compras, operação sempre demorada por mais habilidosa que fosse a operadora. Naquele dia, véspera de feriado prolongado,... Continue lendo.

Médico Azarado

O universo médico é palco para ocorrência de muita coisa insólita que, muitas vezes, surpreende o profissional de forma um tanto quanto fora da rotina, o que lhe pode gerar constrangimento. Mas, em si, não deixa de ser uma engrenagem... Continue lendo.

O Poder Interior

Você é mais forte do que imagina, e mesmo usando todo o pensamento e atitudes positivas neste momento, ainda assim, se precisar, poderá se esforçar muito mais. Bendita dificuldade que nos faz sair das lamentações e partir para a luta.... Continue lendo.

Parada cardíaca não é sinônimo de morte!

O atendimento imediato ao paciente constitui a chave para o sucesso de sua recuperação. O leigo, ao reconhecer o fato em si (pessoa inconsciente, sem respostas às indagações), - chamar o serviço de emergência e, a seguir, de forma calma... Continue lendo.

Viva a diferença

  Eu estava em New Jersey (USA), na década de oitenta, hospedado no apartamento de um colega. Naquela época, ele era diretor clínico de uma indústria farmacêutica multinacional. Falávamos de medicina. Hoje, no Brasil, vejo-o com outra linguagem (“neurolinguística”) ao falar para... Continue lendo.

A Transformação

Ela era analfabeta de pai e mãe. Uma dessas pessoas, porém, que ninguém ousaria deixá-la, com o passar do tempo, no rol do esquecimento. Fazia parte de nossa infância, de nossa adolescência e, por não dizer também, de nossa vida... Continue lendo.

A farpa pela harpa

Quando meus filhos eram adolescentes e lutavam, cada qual a sua maneira, por seus respectivos espaços, viviam em constantes discussões. Eram raros os momentos em que eu os encontrava unidos numa perfeita compreensão, a curtir um a presença do outro.... Continue lendo.

Baitôla

Durante a ditadura militar, (segundo as más línguas, apoiada pelo clero: - ‘ao lado de um político, um sacerdote’), quando as relações conflituosas do Estado brasileiro com vários setores da sociedade ocasionaram a fuga de muitos patrícios nossos para outros... Continue lendo.

Medicina, Atividade Filosófica

A medicina se envolve, cada vez mais , na solução de seus problemas para   lhe encontrar a face original : a delimitação de sua realidade . Em sua eterna caminhada , confronta-se com o que é empírico (o desconhecido )... Continue lendo.

Pintando o Sete

Existem vidas cheias de contradições impossíveis de entender, por mais que se queira entendê-las. Vidas com muitas facetas, cada uma delas autênticas na sua expressão. Uma vida assim era a de uma cliente que sofria de insuficiência renal grave, em... Continue lendo.

Presente de Grego

 Quando conheci o casal, chamou-me atenção a diferença de idades entre ambos. Nenhum era jovem. Ela, que deveria estar na casa dos 40, parecia ser 30 anos mais nova do que ele, que estava na casa dos setenta. Mas um... Continue lendo.

Barbosinha e Martinha

(Não sou cartunista nem chargista nem um Walt Disney que dão vida a figuras inanimadas, extraídas do seio da família, das florestas, do mundo da política etc., e com elas dão lição de vida à humanidade e nos deixam... Continue lendo.

A Laranjada Milagrosa

Não digo que ela fosse do tamanho do hospital: era maior do que ele pela leveza que infundia em tudo. Não cheirava a éter nem a qualquer coisa que lembrasse sala de curativos. Era uma franciscana. Gostava de ordem,... Continue lendo.

Eu e o fila

Eu acabara de construir uma casa muito grande, num dos bairros distantes de São Paulo, entre a cidade propriamente dita e o campo. Interessava-me conseguir um cão, ou mais de um, que me servisse de guarda. Tinha filhos pequenos... Continue lendo.

Hipertensão Arterial - Doença Silenciosa e Perigosa

A hipertensão arterial, comumente chamada pelo leigo, "Pressão Alta", é uma das doenças mais comuns na Medicina. Costuma aparecer na fase da vida em que o ser humano é mais produtivo. É muito encontrada no político, nos profissionais liberais,... Continue lendo.

Medicina - Ciência e Arte

Dizem as más línguas que a medicina caminha entre multidões de cadáveres; outras, no entanto, afirmam que anda com os pés dos pacientes. A realidade é que, vista ao longo dos anos, quando a história se faz história, seus... Continue lendo.

Agradecimentos

A medicina floresce como expressão de um ato de amor. O médico, ao exercê-la, nem sempre está consciente de que está conjugando o verbo amar. Somente o reconhecimento, muitas vezes inesperado e expresso de forma inusitada por pacientes que... Continue lendo.